![]() |
Fundadores da Academia Cruzeirense de Letras |
“Escritores e Poeta
do Vale Histórico"
Arautos de uma história assaz gloriosa. És vós escritores e poetas bandeirantes, Geradores de idéias e de ideais virtuosos, Repórteres vivos, de sagas refulgentes.
Arautos de uma história assaz gloriosa. És vós escritores e poetas bandeirantes, Geradores de idéias e de ideais virtuosos, Repórteres vivos, de sagas refulgentes.
Filhos de um Vale cada vez mais Histórico. O que seria de ti Ó "Terra dos Cafezais", Se não fosse estes teus súditos merencórios, Tão determinados em desnudar seus anais.
E isso o fazem com tamanha arte e sapiência, Qual seresteiro ao compor para sua amada, Fazendo reviver, uma história que já foi vivida. Mas hoje, para aplaudir esta estirpe heroica, Surge a Academia Cruzeirense de Letras, Que em cujos braços, encontrarão guarida.
Em meus sonhos, às vezes, eu vejo o Solar dos Rossetes todo reformado, pintado com as cores azul e branco, tendo em sua frente as bandeiras do Brasil; de São Paulo e da Academia do Vale Histórico, tremulando bem alto, como que dizendo - "Aqui moram os bandeirantes da literatura "briosos guerreiros" que se dão com amor e dedicação. à incumbencia de não deixar as estrelas da nossa História, se ofuscarem com a nodoa do tempo.
Isso eu publiquei em meu blog "Coisas que me Incomodam" ha uns dias atras. Hoje com muito orgulho apresento novamente estes versos simples e sem métrica, mas,que representam para mim a afirmação de que a Academia é uma REALIDADE e portanto os versos acima não é mais uma utopia e sim uma verdade. Ela ja existe e promete não deixar pedra sobre pedra pairar em cima da História Linda, que esta cidade tem e fez por merecê-la.
Há dezenove anos atras, eu procurei a candidata à prefeitura de Cruzeiro Ana Karim, em seu "bunker¨eleitoral, à Rua Seis, perto do consultório do Dr Castor,este, de lembranças mil, e dela obtive a promessa de ajuda para a concretização do sonho.
Ela não ganhou o pleito e o sonho se enfraqueceu... mas insisti em continuar jogando a semente da Academia em todas as oportunidades que tive. Foi assim no Jornal Regional, foi assim em meus blogs ou sites que cheguei a abrir na Net... E, graças à Deus, o estimado escritor Dr Eduardo César Werneck acolheu com carinho essa semente... e dado ao poderoso nome e grande estima, às quais honradamente, os grandes escritores de Cruzeiro o tem com muito respeito, a semente germinou... ainda não vou me expressar como um académico, mas a honra de ter sido convidado a fazer parte da Academia e o fato isolado de ter o meu nome inscrito com letras de ouro (porque assim eu o vejo) na Ata de Fundação da Academia na tarde de 23/07/2016, não há dinheiro que pague... mesmo que eu não prossiga nesta caminhada como académico (por motivos particulares), continuarei na tarefa de "carregador de piano", para que vocês Grandes Escritores de Cruzeiro, toquem as mais variadas musicas que vão, sem duvida nenhuma, fazer a revolução histórica e cultural de Cruzeiro. Voces sabem também que no cemitério local, e convivendo entre nós, estão os verdadeiros Grande Ícones da Cidade de Cruzeiro, e esta juventude que aí está precisa conhecer a história de cada um. - Por quê?... PORQUE NINGUÉM AMA AQUILO QUE NÃO CONHECE.
Olá, vi hoje um documento sobre "Grandes nomes de Cruzeiro" sobre meu tio Othon Barcellos, fico muito grato pois nós mesmos da família não sabíamos nem metade do relatado. Mais uma vez parabéns e muito obrigado. Ricardo Barcellos
ResponderExcluir